Cadeia Pública de Maracanaú recebe curso do Programa Primeiro Passo

8 de janeiro de 2018 - 15:38

A parceria entre Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) leva capacitação aos internos do sistema prisional cearense através do Programa Primeiro Passo – Jovem Bolsista desde o ano de 2015. Desde o ano passado, quatro unidades receberam os cursos profissionalizantes. Agora, mais uma unidade recebe a capacitação encerrando o ciclo.

A Cadeia Pública de Maracanaú é a unidade contemplada desta vez com o curso de pintura e textura de paredes. Ao todo, foram abertas seis turmas, com 20 vagas cada, em presídios da região metropolitana de Fortaleza. Na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1), foi realizado o curso de informática; no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), foram abertas duas turmas de eletricista predial; na Cadeia Pública de Caucaia foram realizadas aulas de doces e salgados e na CPPL de Caucaia também houve curso de pintura e textura de paredes.

Os cursos possuem duração de 120 horas/aula e a carga horária é dividida entre conteúdo teórico, com temas voltados para a capacitação cidadã, e o treinamento, que é a formação prática do jovem para o mercado ou trabalho autônomo. Ao todo, 61 internos foram certificados em 2017 e 20 serão alcançados pela primeira turma de 2018.

Para o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, o programa tem alcançado bons resultados também por oferecer uma assistência completa aos participantes: “Além da formação humana e profissional, os alunos recebem fardamento, material didático, lanche, vale-transporte e bolsa, que são incentivos diretos para manter a assiduidade e aumentar as possibilidades mudança de vida no retorno à sociedade”, afirma.