Prevenção ao suicídio: Sejus realiza ações dentro da campanha Setembro Amarelo

9 de outubro de 2018 - 11:32

Durante todo o mês de setembro, as equipes de psicologia, serviço social e inclusão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) realizarão ações conjuntas no sistema prisional com o objetivo de debater e prevenir o suicídio. O movimento faz parte da campanha mundial Setembro Amarelo, que no Brasil é acompanhado pelo Centro de Valorização à Vida (CVV).

 

Na Central de Alternativas Penais (CAP), os grupos reflexivos, realizados diariamente para egressos e assistidos do sistema penitenciário, trarão como tema palestras de promoção à vida e culto a hábitos saudáveis. Todos os dias, cerca de 200 pessoas, distribuídas em oito grupos, participarão de reflexões sobre a temática.

 

Também como parte da campanha, o filme Pequena Miss Sunshine será exibido dentro do projeto Cine Diálogo, nas principais unidades prisionais da Região Metropolitana, com o intuito de abordar o tema suicídio e seus desdobramentos. As sessões ocorrem todos os dias, nos turnos manhã e tarde, com a participação de técnicos e psicólogos que incentivam o debate para os internos. A primeira ocorre nesta segunda, 9h30, na UP Irmã Imelda Lima Pontes.

 

No Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, serão realizadas atividades como ações educativas e culturais, ações de valorização à vida, além de palestra com a equipe do Programa de Apoio à Vida (Pravida), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC.

 

VAPT VUPT

A campanha também será realizada nos quatro equipamentos Vapt Vupt. Serão realizadas palestras volantes e os cidadãos serão convidados a escreverem e depositaram pensamentos positivos que possam fazer o dia de alguém mais alegre. Durante todo o mês, as unidades estarão iluminadas de amarelo em alusão à campanha.

A campanha Setembro Amarelo realiza atividades no Brasil desde 2015, vinculada ao dia 10 do mesmo mês, em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.