Sejus inicia processo de modernização organizacional

19 de outubro de 2018 - 11:58

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, em reunião com a presença de coordenadores, assessores e do Comitê Executivo, na última terça (16), deu início ao mapeamento e redesenho dos seus processos críticos. Com a consultoria da empresa Elo Group e coordenação da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), a Sejus inicia um projeto que auxiliará na modernização organizacional do órgão.

 

A reestruturação dos processos levará nove meses para ser desenvolvida e tem três fases: iniciação, desenvolvimento e implantação. Com a ativação dos novos processos, a Sejus pretende otimizar atividades que não podem sofrer descontinuidade, como por exemplo as da área de licitação e de fornecimento de alimentação para as unidades.

 

Para Marcele Arruda, coordenadora da Adins, a instauração do projeto é uma oportunidade de mudança na cultura organizacional da Secretaria. “Podemos diminuir o retrabalho e o tempo de execução de muitos processos, além de sistematizar as tarefas, para que qualquer pessoa possa dar continuidade ao que está em execução”, esclarece a coordenadora.

 

Para a primeira fase da reorganização, Arnaldo Aragão, consultor da Elo Group, destaca que é preciso captar as dificuldades de cada área. “Queremos entender os processos gerais e como cada área o executa, para que possamos mapear e auxiliar na mudança”.

 

Confira o cronograma e fases do projeto:

Fase 01 (Out-Nov):

Iniciação: entendimento dos principais processos da SEJUS, suas relações e as principais dificuldades dos executores e envolvidos na execução dessas atividades.

Fase 02 (Dez-Mar):

Desenvolvimento: estudo e definição das melhorias a serem implementadas nos processos e elaboração da documentação de suporte à execução desses processos.

Fase 03 (Mar-Jun):

Implantação: ativação dos novos processos através de treinamento e acompanhamento das novas atividades com as áreas envolvidas.