Projeto Livro Aberto e capacitações: Sejus certifica 95 internos no Cepis

26 de novembro de 2018 - 10:11

Quinze livros, quatro avaliações com nota 10. Essa foi a marca de L.C., interno do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis) e leitor do Projeto Livro Aberto. Ele foi um dos 20 leitores que receberam certificado de Honra ao Mérito por se destacarem no projeto como os melhores desempenhos da unidade.

 

“Gosto de ficção e romances. São os melhores”, relata ele, que também indica aos colegas de vivência livros para ler. “Eu leio para ocupar a mente, mas também porque sei que quem lê muito, escreve e fala melhor”.

 

Além dos reconhecimentos entregues nesta sexta (23), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) também certificou 75 internos nos cursos de conservação e limpeza e de eletricista predial, com a parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS).

 

Para a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, todos os internos certificados hoje fizeram a escolha certa. “A medida que eles escolhem a leitura e a capacitação como guia para a vida deles dentro da prisão, eles vão se fortalecendo para uma vida melhor lá fora, com novas possibilidades”, comemora Cristiane.

 

C.F., um dos certificados no curso de conservação e limpeza, indica que o curso foi muito proveitoso e o ajudou na organização. “Limpar, todo mundo acha que sabe, mas o curso ensina mais ainda: qual melhor produto usar para cada ocasião e como se organizar melhor para o trabalho. Vai me ajudar é em tudo na vida”, explica o interno.

 

C.F. também está no projeto Livro Aberto e pretende fazer todos os cursos que surgirem para ele nos próximos dois anos de pena que ainda tem a cumprir.

 

Já L.C., faz planos para o futuro. “Quando sair, quero começar do zero. Eu perdi tudo que eu tinha, mas o que eu conseguir de conhecimento, daqui pra frente, ninguém vai me tirar”.