Dezenove internos e egressos do sistema prisional são aprovados em universidades públicas

28 de janeiro de 2019 - 17:12

A oportunidade de mudança de vida chegou para dezenove internos do sistema prisional cearense através do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Aprovados em Direito, Rede de Computadores, Letras Espanhol, Agronomia, Radiologia, Administração, dentre outros cursos, as vagas foram obtidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para universidades públicas, e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que garante vaga em instituições particulares.

 

Após a aprovação, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) auxilia a família na documentação necessária para a matrícula. Três deles foram aprovados para a Universidade Federal do Ceará e um para o Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Canindé). A decisão se os internos poderão ou não assistir às aulas é do Poder Judiciário.

 

Os alunos se prepararam para a prova por meio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões realizados nas unidades através da parceria entre SAP e Secretaria de Educação (Seduc).

 

O secretário Mauro Albuquerque destaca que a meta é ampliar esses dados no ano que vem, uma vez que a educação tem se tornado prioridade dentro das salas de aula. “As grandes unidades estão recebendo a sondagem dos professores, um momento para identificar o nível de escolaridade dos presos e matriculá-los na Educação de Jovens e Adultos. Nossa expectativa é ter um grande número de alunos em sala de aula e garantir acesso ainda maior à educação superior no próximo ano”, afirma.