Plantando o amanhã: Secretaria da Administração Penitenciária inicia nova turma de curso de jardinagem para egressos

1 de abril de 2019 - 14:45

Nesta segunda-feira (1º), a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), vinculada a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), deu início à sexta turma do curso de jardinagem. A oferta é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), e oferece oportunidade para 30 egressos do sistema prisional.

A formação faz parte do projeto Plantando o Amanhã e contará com aulas teóricas e práticas, durante 160 horas/aula, que incluem temas como cuidados com o meio ambiente, plantio de sementes, cultivo, manuseio de plantas, poda, capinagem e orientações diversas sobre a área da jardinagem. As atividades acontecerão no Horto Municipal Falconete Fialho.

A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, destaca os planos da pasta com o projeto: “A oferta da capacitação profissional é indispensável para que essas pessoas almejem um futuro diferente e tenham capacidade de construí-lo com um trabalho digno. Ao término do curso, temos o objetivo de realizar contratações através de nossas parcerias e, ao mesmo tempo, incentivamos o trabalho autônomo como possibilidade de geração de renda e sustento”.

Além da capacitação, os alunos em formação receberão apoio que inclui fardamento, passagem, material didático e cesta básica mensal. Ao todo, 110 egressos já foram certificados pelo projeto e conquistaram uma nova oportunidade de reconstruir suas vidas.