Secretaria da Administração Penitenciária avança na ressocialização de egressos

22 de abril de 2019 - 16:54

Prontos para reconstruir suas histórias através do trabalho, 19 egressos do sistema penitenciário receberam certificados de conclusão do curso de jardinagem promovido pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. A certificação ocorreu nesta segunda-feira (22), no Horto Municipal Falconete Fialho, com a presença do secretário Mauro Albuquerque e do presidente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza, Régis Tavares.

A formação faz parte do projeto Plantando o Amanhã e contou com 60 horas/aula divididas em 15 dias de conteúdo teórico e atividades práticas que incluíram noções gerais sobre o meio ambiente, manuseio correto de sementes, capinação, limpeza e cultivo de plantas medicinais, produção de mudas e diversas outras orientações relacionadas ao ramo. As aulas foram ministradas por engenheiros agrônomos da equipe técnica da Diretoria de Conservação e Monitoramento da UrbFor.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca os benefícios da parceria com a prefeitura de Fortaleza: “Caminhamos juntos para a qualificação dos egressos, fazendo com que o retorno à sociedade seja feito com dignidade. O plano é que, nos próximos anos, seja cada vez maior o número de internos e egressos que finalizem o cumprimento de suas penas com uma profissão”, afirma.