111 agentes penitenciários passam no teste de aptidão física e se classificam para o Curso de Intervenção rápida em recinto carcerário

9 de agosto de 2019 - 17:25

Foram dois dias de um desafio intenso. Entre os dias 7 e 8 de agosto, 190 agentes penitenciários participaram das provas do Teste de Aptidão Física (TAF), que avalia e classifica as pessoas aptas a participarem do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.

Destes, 111 agentes passaram nos testes de exercício em barra, flexão, abdominal, corrida, apneia e flutuação em piscina e começam, na próxima segunda-feira 12, uma jornada de 18 dias da segunda edição do CIRRC.

Para o secretário executivo da Secretaria da Maiquel Mendes, a busca dos agentes para sua própria qualificação é um demonstrativo do novo momento que vive o sistema penitenciário cearense. “Um servidor penitenciário qualificado é um ganho pessoal do agente, mas, sobretudo, um ganho para a sociedade, porque ganha um servidor público mais competente. Esse é um dos processos objetivos dessa gestão em fazer um sistema penitenciário mais seguro, preparado e forte”, pontua.

Recém aprovada no teste final de flutuação, a agente do Grupo de Ações Penitenciárias, Heloisa de Freitas, comentou sobre os dois dias de TAF. “Consegui superar minhas próprias limitações e minhas dificuldades. Esses dois dias representaram o primeiro leão a ser vencido. Estou focada em fazer um grande CIRRC”, promete.

Para o educador físico da SAP, Ricardo Colombo, os treinos antecipados fizeram diferença. “Ficou claro a diferença de quem treinou com a nossa equipe. O TAF é exigente e o CIRRC ainda mais. Na edição anterior apenas 14 agentes foram aprovados. Agora é hora do teste final desses 111 guerreiros”, avalia.

O agente Freitas destacou o treino preparatório como fundamental para seu êxito. “Treinei duro. Estava focado. Recomendo aos colegas que não percam os treinos na próxima edição. Aqui foi só uma etapa. Agora é mergulhar no CIRRC, testar meus limites, virar um grande interventor e contribuir com o sistema”, finaliza.