Curso de Condução de veículos de emergência já qualificou 200 agentes penitenciários

21 de outubro de 2019 - 16:30

Mais 20 agentes penitenciários se formaram no curso de condução de veículos de emergência, nesta segunda-feira (21), na qualificação promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária, através, da Escola de Gestão Penitenciária.

Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito, a Secretaria mostra que busca qualificar os agentes também em outras áreas. Isso é algo a mais para o agente penitenciário, uma nova qualificação para um profissional tão importante das forças de segurança pública, como destaca o secretário Mauro Albuquerque.

“O agente aprende muito nesse curso, a ter controle na direção, a ter uma direção defensiva, ou seja, algo muito importante. É um ledo engano que o agente é apenas para bater cadeado. Ele agrega valor em vários campos. Hoje o agente está desde a parte administrativa até uma contenção de crise no sistema prisional. E esse curso realmente tem um retorno muito importante, algo que nós agradecemos por mais essa parceria com o Detran”, destaca.

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária, Maria Tereza Castro, destacou que 200 agentes já realizaram o curso e esse número deve aumentar até o final de 2019. “O curso tem a proposta de capacitar os agentes com maior segurança. Essa é a 8ª turma, com 200 agentes formados, e esperamos fechar o ano com 300 profissionais capacitados no curso”, disse.

O agente de trânsito e instrutor do núcleo de educação para o trânsito do Detran, esteve presente na entrega dos diplomas e comentou a satisfação de fazer parte desse momento. “É uma grande honra participar desse momento, pois os agentes estão em evidência, porque também são responsávies por essa pacificação social que estamos vivenciando. Nós também queremos parabenizar o secretário Mauro, ele que está inovando, apesar do curso está previso na Legislação, ele teve a inovação de trazer e capacitar essa categoria. Uma qualificação que melhor o conhecimento, a prática da condução de viaturas e com certeza um benefício para toda a sociedade cearense”, afirma.

Este ano, a Secretaria da Administração Penitenciária, recebeu mais 85 veículos novos entregues pelo Governo do Estado. As viaturas foram distribuídas em 17 grandes unidades prisionais, 13 cadeias públicas masculinas e duas cadeias públicas femininas.