Mauro Albuquerque participa de Fórum em Brasília

19 de novembro de 2019 - 16:42

O secretário Mauro Albuquerque participou nesta terça-feira (19) do 1º Fórum de desenvolvimento, qualificação profissional e boas práticas prisionais realizado em Brasília. O evento foi realizado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e teve participação da Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado.

Mauro explanou sobre as transformações que acontecem no sistema prisional cearense desde a sua chegada. A implantação da disciplina, ordem, educação e qualificação dentro das unidades, foi o destaque do secretário na apresentação.

“O importante de tudo é o procedimento. E o que é isso? É tudo que acontece dentro do sistema prisional cearense atualmente. Pois, quando uso isso, eu resguardo o meu agente penitenciário. Sempre falo com eles, temos que conseguir cumprir o que tem na nossa bandeira: ordem e progresso. Instauramos a ordem e consequentemente teremos progresso. A ordem obtida no Ceará permite a qualificação profissional de 4 mil presos, 3.600 nas salas de aula, mais de 1.300 em postos de trabalho e 5.100 internos em projetos de leitura. É isso que acontece atualmente no estado do Ceará”, relatou o secretário Mauro.

Além do secretário, o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Barradas e a diretora da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) da Paraíba, Cinthya Almeida de Araújo estavam entre os palestrantes do Fórum.