SAP apresenta palestra em seminário internacional em Brasília

2 de dezembro de 2019 - 12:25

Autoridades do Ceará foram convidadas a apresentar o trabalho desenvolvido no Estado, que tem resultado na diminuição consistente dos números de mortes violentas e ocorrências de roubos e assaltos. Entre os convidados, destaca-se a presença do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e o do secretário da Segurança Pública, André Costa.

Eles apresentaram palestras e abriram painéis no seminário internacional “Um Novo Olhar sobre a Segurança Pública”, em Brasília, no Distrito Federal. Durante o evento, profissionais de diversos países, como Austrália, Argentina, Colômbia, Espanha, França, Estados Unidos, Israel e Paraguai estiveram presentes.

O seminário, que é promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, tem o objetivo de disseminar experiências exitosas, visando contribuir com o debate sobre as boas práticas voltadas à redução da violência na sociedade, tomando como exemplo ações realizadas em outros estados da Federação e também de outros países, avaliando sua aplicabilidade à realidade brasileira.

O Secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, apresentou a experiência do Ceará como modelo referencial e co-responsável pela diminuição dos índices de violência no Estado. “O Estado presente é o garantidor da ordem. Só a presença forte do Estado é capaz de desarticular as iniciativas criminosas. O sistema prisional cearense está controlado. Encerramos a atividade criminosa dentro dos presídios e a comunicação com a organização externa. Esse controle permitiu que enchêssemos as salas de aulas, qualificássemos 4 mil presos em cursos do Senai e garantíssemos assistência médica e social as pessoas privadas de liberdade”, atesta.

O secretário André Costa participou do painel sobre “Tecnologias na Gestão de Segurança Pública”. Durante a sua apresentação denominada “Segurança Pública Assimétrica”, Costa falou sobre as ferramentas e as estratégias construídas no Ceará.

“Durante a apresentação, tratamos dos novos desafios da Segurança Pública, especialmente sobre esse trabalho contra as organizações criminosas e as políticas de combate à mobilidade do crime. Destacamos os resultados alcançados pelo Ceará e mostramos como a tecnologia vem sendo utilizada no Estado. Sempre ressaltando que as ferramentas são desenvolvidas por nós, atendendo precisamente às nossas necessidades do dia-a-dia, através da utilização em larga escala por parte dos nossos agentes”, destacou.

É importante frisar que o Ceará, em outubro de 2019, chegou ao 19° mês de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e ao 29° período de redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Por esses números, a cúpula da Segurança Pública cearense tem sido convidada frequentemente para palestrar em eventos promovidos em outros estados brasileiros e também internacionais.