Liderança Feminina e combate ao estresse são temas abordados durante o 1º Fórum de Qualidade de Vida das Agentes Penitenciárias

12 de dezembro de 2019 - 17:05

Aconteceu nesta quinta-feira (12), o 1º Fórum de Qualidade de Vida das Agentes Penitenciárias do Ceará, no auditório da Secretária da Administração Penitenciária, realizado pela Escola de Gestão Penitenciária. O evento promoveu o cuidado à saúde das servidoras que trabalham diretamente ligada às mulheres privadas de liberdade.

O secretário-executivo da SAP, Rafael Beserra, iniciou o evento e destacou a importância dos cuidados com a saúde. “O investimento da nossa gestão abrange todas as áreas e prezamos muito pelo bem-estar das nossos servidoras, com mais qualificação, e também o investimento na saúde deles tanto física, como mental”, afirmou.

A assessora jurídica da SAP, Janaína Xavier, foi uma das palestrantes convidadas do Fórum. Ela abordou o tema de Autorresponsabilidade e Liderança Feminina. A nova fase da mulher foi um dos destaques da explanação. “O cenário da mulher em si vem em constante mudança. Então a mulher tem que ser autorresponsável pela vida dela, pelo papel que tem. Para nós mulheres só conseguimos a felicidade plena se escutamos um equilíbrio dos vários pilares da vida: profissional, pessoa e mãe”, destaca.

O poder da nutrição, a importância dos exercícios físicos, foram alguns temas que a agente penitenciária, educadora física e nutricionista, Juliana Amaral, abordou durante a sua fala. A profissional falou de temas importantes e quais seriam as soluções para se ter um dia a dia menos estressante. “Uma alimentação regrada, exercício fisico e também para nós mulheres medir as nossas taxas hormonais, elas são responsáveis por vários fatores que podem nos conduzir a picos de estresse”, afirmou.

Saúde física e autoavaliação comportamental também foram temas explorados para às servidoras públicas durante o evento que, faz parte de um plano estadual das mulheres privadas de liberdade, elaborada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Ministerio da Justiça e Segurança Pública.