Comissão permanente de combate ao coronavírus se reúne para alinhar novas ações

12 de maio de 2020 - 16:56

O encontro teve a presença da Coordenadoria Especial da Administração Penitenciária, do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Estado do Ceará e do Núcleo de Saúde da SAP.

 

Na tarde desta quinta-feira (23), a Comissão Permanente de Combate ao Coronavírus se reuniu para reforçar as ações existentes e alinhar novas propostas de prevenção e enfrentamento a Covid-19. A reunião contou as presenças do coordenador da Administração Penitenciária (CEAP), Alexandre Leite, da presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Estado do Ceará (SINDASP), Joélia Silveira, do coordenador do Núcleo de Saúde da SAP, Matheus Galvão, além de outros representantes dos órgãos.

Dentre os assuntos abordados, a Comissão debateu sobre a organização e realização de testes para Covid-19 e a vacinação contra influenza e H1N1 para internos e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. O coordenador da Administração Penitenciária (CEAP), Alexandre Leite, ressaltou o trabalho preventivo e o formato de atendimento aos agentes. “Desde o início do mês de março a SAP trabalha com seriedade e ações práticas no combate a Covid-19. Neste momento, a Secretaria garante testes para todos os servidores que atendam ao padrão necessário. Temos inclusive testes para os familiares dos servidores que tenham resultado positivo para Covid. Além disso, a vacinação contra gripe segue em ritmo acelerado para agentes e internos”, afirma.

O coordenador do Núcleo de Saúde da SAP, Matheus Galvão, explica o formato de testes aos agentes e servidores. “Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, o NUSAU elencou alguns critérios para a realização de testes entre as pessoas que trabalham no sistema prisional. O esforço em garantir e realizar os testes vem como forma de prevenção e combate real ao Covid. Em casos positivos, nossa equipe intersetorial de médicos, psicólogos e assistentes sociais entram em ação. Nós também garantimos o teste e apoio aos familiares dos servidores que testem positivo” atesta.

A presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Estado do Ceará (SINDASP), Joélia Silveira, esteve presente no encontro e participou do alinhamento das medidas em andamento. “São medidas importantes que precisam ser esclarecidas aos colegas servidores. O Sindasp reunirá a categoria e fará os informes do que foi alinhado na tarde de hoje”, declara.