SAP dá início ao 1° campeonato de fut7 dos servidores do sistema penitenciário do Ceará

13 de setembro de 2021 - 15:21

A Secretaria da Administração Penitenciária deu início a primeira rodada do campeonato de fut7 da SAP, evento esportivo promovido pela Comissão de Esportes da Sap e a Coordenadoria de Educação Prisional (CESPE). A competição conta com 16 times formados por colaboradores terceirizados e servidores, com previsão para a final ocorrer no início de novembro.

Os jogos do campeonato serão realizados aos sábados e a tabela com os horários dos jogos poderão sofrer alterações. O foco do campeonato, além da disputa pela premiação, é a integração e momento de lazer entre os servidores do sistema prisional do Ceará.

Durante a solenidade de abertura, estavam presentes o titular da pasta, Mauro Albuquerque, o secretário executivo da administração penitenciária, Rafael Beserra e o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes. O evento também contou com a presença do repórter esportivo, Victor Hannover, que narrou a abertura e o gol de abertura do certame.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, agradeceu pela comissão organizadora e a todos que estão participando. “O esporte tem tudo a ver com o nosso trabalho. Você tem que ter determinação, lealdade e trabalhar em equipe. Não existe uma estrela só. Todos têm que ter garra e raça. Tudo que temos que ter no nosso dia a dia. Nossa profissão exige isso. Desejo boa sorte a todos e divirtam-se”, enfatiza.

O Policial Penal Lima, do Centro de Detenção Provisória (CDP), fez menção de agradecimento a SAP por proporcionar o momento de lazer e descontração. “Futebol é um esporte que todo mundo gosta. E ter essa oportunidade de disputar com os nossos colegas de trabalho é muito bacana. Foi uma honra para nossa unidade ganhar o último torneio. Estamos muito determinados em conquistar novamente o título, respeitando todas as equipes , mas principalmente com o foco em desfrutar desse momento”, afirma.

O coordenador da educação da SAP e organizador do campeonato, Rodrigo Moraes, fala que o momento é de descontração, mas também de trabalhar o físico e mental dos jogadores. “Nossa expectativa nesses 3 meses de campeonato é fortalecer os vínculos. Que as unidades possam se aproximar e trocar experiências. Que essas amizades possam trazer frutos na vida e principalmente no dia a dia do trabalho”, ressalta.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é de campanha e alerta sobre prevenção ao suicídio. O Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador da Secretaria da Administração Penitenciária esteve presente ao locla dos jogos com atendimento aos policiais, seja no aspecto da conscientização ou no ato prático do bem estar, como sessões de massoterapia. Para a coordenadora do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) da Secretaria da Administração Penitenciária, Cristiane Lima, a campanha setembro amarelo não é só o mês de setembro, é o ano novo. Todos os dias devemos cuidar de vidas. “A gente deve estar atento aos sinais. Nós, do SAPT, é destinado a vocês servidores. Nós estamos juntos nessa luta. É muito importante olhar pro próximo, ter cuidado e atenção. Esse olhar que vocês podem ter junto ao seus colegas pode evitar muitas ocorrências. Cada um de nós podemos ser guardiões para prevenir casos e salvar vidas. Contamos com o apoio de vocês”, ressalta.