Sejus capacita servidores para prestar atendimento aos presos com deficiência

19 de setembro de 2011 - 14:20

Profissionais do sistema penitenciário participam nos próximos dias 29 e 30 de setembro de curso de capacitação para atender melhor a pessoas com deficiência no sistema prisional. O curso “O atendimento à pessoa com deficiência no Sistema Penitenciário” terá participação de cerca de 60 profissionais, entre eles agentes penitenciários, professores de educação física, psicólogos e assistentes sociais. Durante as aulas, eles recebem noções de cidadania, acessibilidade e direito dos deficientes, participando ainda de dinâmicas de grupo e assistindo a apresentações artistas deficientes.

O curso é promovido pela Escola de Gestão Penitenciária para a Ressocialização, vinculada a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a ONG Instituto de Idéias do Brasil. As aulas serão ministradas no auditório da Sejus. Os profissionais interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição disponível no site da secretaria.

O objetivo é incentivar os profissionais do Sistema Penitenciário a terem maior atenção às necessidades dos detentos com deficiência, para que assim os mesmos possam concluir sua pena de forma igual aos demais presos.  

Programação cultural – Os participantes assistirão ainda a duas apresentações de artistas portadores de deficiência. A abertura do evento, dia 29, às 8 horas, terá apresentação do Grupo Teatral Pau de Arara, dos alunos da Associação Pestalozzi de Fortaleza, que trabalha com alunos com deficiência intelectual e outras deficiências. O músico Guilherme Dantas encerra as atividades com show dia 30, às 16h. Ambas as apresentações acontecem no auditório da Sejus.

P R O G R A M A Ç Ã O
Dias 29 e 30 de Setembro


Quinta-feira, dia 29

8h – Abertura: Apresentação do Grupo Teatral Pau de Arara, dos alunos da Associação Pestalozzi de Fortaleza.

8h30 às 11h30 – Tema: Cidadania, Direito de Todos, com Eline Marques (SEJUS)

13h às 15h – Tema: Conceito de deficiências, com Aldir Costa (da ONG Ideias do Brasil).

15h às 16h40 – Tema: Legislação, direitos constitucionais e normas, com Dra. Aline Miranda (Defensoria Pública).

Sexta-feira, dia 30

8h às 11h30 – Tema: Acessibilidade nas Relações Humanas, com Ana Kristia Martins (STDS)
 
13h às 15h45 – Trabalhos em Grupos

16h – Apresentação do músico Guilherme Dantas

16h40 – Encerramento