Projeto Rádio Livre entra na fase final de testes

31 de outubro de 2012 - 21:08

Levar música e informação para os ouvintes não é o único objetivo da Rádio Livre. O projeto de ressocialização da Secretaria da Justiça e Cidadania consiste em colaborar no processo de reintegração dos apenados e auxiliar os programas da pasta nas áreas de educação, saúde, cultura e direitos humanos. A Rádio Livre está na fase final de testes e a intenção da secretária Mariana Lobo é inaugurá-la oficialmente em meados de dezembro. Estima-se que, ao todo, cerca de 3.900 internos de cinco unidades sejam beneficiados com a iniciativa no primeiro momento do projeto.
Com espaço próprio localizado na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, o projeto gera diversos conteúdos que chegarão à população carcerária por meio de caixas de som instaladas em vivências e corredores das unidades. A transmissão é feita via streaming. Em um computador é montada toda a programação e, através do envio de dados pela internet, computadores montados nas unidades recebem estes dados e fazem a transmissão para as caixas acústicas das unidades que disponibilizam dessa estrutura.
Atualmente, a Rádio Livre vem sendo testada na Penitenciária de Pacatuba e nas Casas de Privação Provisórias de Liberdade (CPPL) II e III, localizadas em Itaitinga. A Sejus tem trabalhado para otimizar a infraestrutura do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e da CPPL de Caucaia para que ambas unidades possam fazer a transmissão ainda este ano. Além destas, está prevista também para receber a Rádio Livre a nova CPPL IV, que deve ser inaugurada ainda este ano e o IPPOO II, em fase final de licitação da compra dos equipamentos.
O objetivo da Assessoria de Comunicação da Sejus, responsável pelo projeto, é utilizar essa radiadora para auxiliar os trabalhos de inclusão social, saúde, educação, cidadania e disciplina, todos os  temas transversais que permeiam a pasta. Alguns programas serão apresentados na inauguração do projeto Rádio Livre e estão sendo conversados e discutidos com todas as coordenações.
 
Os servidores da Sejus que tiverem acesso à rede interna de comunicação também podem usufruir da nova ferramenta. Basta acessar, por meio da Intranet, o player da rádio. E, se sentirem à vontade, podem contribuir mandando sugestões e auxiliando na programação da Rádio Livre.