Sessenta apenados iniciam curso de bombeiro hidráulico e eletricista predial

3 de dezembro de 2012 - 14:39

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) inicia nesta semana uma série de cursos profissionalizantes com os assistidos que receberam benefício do mutirão carcerário realizado na semana passada no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Nesse primeiro momento, 60 reeducandos em livramento condicional ou que progrediram para o regime aberto participam dos cursos de bombeiro hidráulico e eletricista predial. Os cursos tem carga horária de 120 horas, cada um, e serão ministrados pelo Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESc). Hoje pela manhã, aconteceu a aula inaugural no auditório da Sejus.
 
Os cursos são divididos em dois módulos. Na primeira parte das aulas, os reeducandos recebem informações sobre o mercado de trabalho, empregabilidade e ética profissional, empreendedorismo, direitos sociais e cidadania, higiene corporal e ambiental e noções básicas de relações humanas. Já no segundo módulo são dadas informações específicas de cada curso. Todo o material didático, fardamento e vale transporte é disponibilizado para os assistidos pela STDS.

O projeto tem o objetivo de capacitar os apenados buscando a facilitação na entrada no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena. O supervisor do Núcleo de Educacional e Educação Profissionalizante da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Ricardo Soares, comenta que a iniciativa faz parte das atividades que a Cispe desenvolve para a reintegração social do preso. “Uma das principais metas da Sejus é conseguir promover a ressocialização dos presos. Com a criação de um núcleo de educação profissionalizante dentro da Cispe, nós esperamos alcançar importantes resultados e fazer o encaminhamento dos assistidos para o mercado de trabalho”, ressaltou.