Artesanato produzido por internos do sistema penitenciário em exposição na Beira-Mar
10 de dezembro de 2012 - 03:00
A Feirinha da Beira Mar receberá, pela segunda vez, no período de 10 a 23 dezembro, um estande para apresentação dos produtos do programa “Fabricando Oportunidades”, da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará. A exposição apresenta e comercializa os trabalhos realizados pelos internos, assistidos e egressos do Sistema Prisional cearense, em programa que se desenvolve na produção artesanal de peça de cerâmica, tapeçaria, artesanatos em bordado, crochê, macramê, fuxico, pinturas, desenhos, etc. A Cispe promove para tanto, cursos de formação que pretendem formar homens e mulheres para que possam fazer seu sustento através da produção de peças artesanais.
O programa Fabricando Oportunidades da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará possibilita a inserção social dos apenados, resgatando vínculos familiares, comunitários e a garantia de uma renda aos filhos e familiares do lado de fora do cárcere. Este ano, 38 (trinta e oito) assistidos do programa receberam a Carteira de Artesão, da Central Cearense de Artesanato – CEART.
Para a coordenadora da Cispe, Keydna Carneiro, “através da exposição dos produtos se coroa o resgate da dignidade da pessoa humana, pois permitimos, além da capacitação e aquisição de um labor formal ao custodiado, a possibilidade de comercialização dos produtos. Acreditamos que com isso, possamos difundir no consciente coletivo da sociedade que mãos que praticaram ilícitos, quando trabalhadas, produzem talentos e novas possibilidades de vida, fomentando convívio social pacífico”.