Mutirão intensifica as ações de saúde na CPPL I, em Itaitinga
13 de dezembro de 2012 - 14:01
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), por meio do Núcleo de Saúde, realiza um mutirão de saúde no período de 10 a 21 de dezembro, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade de Lima (CPPL I), localizada na BR 116, Km 17, em Itaitinga. O mutirão tem o objetivo de intensificar as ações de saúde nas unidades prisionais do sistema penitenciário cearense, garantindo ao preso o direito à saúde. A unidade acolhe hoje 1.108 internos, que serão beneficiados com atendimentos médicos, odontológicos e ambulatorial.
Para realizar as atividades, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos executa o trabalho clínico realizando consultas clínicas, testes de HIV, busca ativa de tuberculose, aferição de pressão, glicemia, coleta de sangue para exames de sífilis e hepatites virais e vacinação contra H1N1 (influenza). No segmento odontológico serão realizadas restaurações, extrações e outros tratamentos ligados à higiene bucal. Os profissionais da área também ministram palestras para os detentos, sempre com o foco na prevenção e nos cuidados com a saúde.
Nos quatro primeiros dias, 275 internos foram atendidos e 665 procedimentos realizados. Atividades de assistência psicossocial também estão incluídas. Em 2012 a Sejus, também por meio do Núcleo de Saúde, executou o mesmo mutirão nas Penitenciárias Francisco Hélio Viana, em Pacatuba, e na Industrial e Regional do Cariri (PIRC), localizada no município de Juazeiro do Norte.