Equipe do PPPDH participa de ações de militância na área de direitos humanos

14 de janeiro de 2013 - 03:00

O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, política pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE), surge diante da demanda da sociedade civil na garantia de proteção aos defensores de direitos humanos ameaçados em decorrência de sua atividade. O PPDDH tem execução da Associação de Pais e Amigos Vítimas de Violência do Ceará (APAVV).

 

Durante esta semana, a equipe do PPDDH estará envolvida em mais duas ações de atuação política dos defensores de direitos humanos no Ceará. Nesta segunda (14), a equipe integra a reunião do “Movimento 21”, em Limoeiro do Norte. O grupo reúne movimentos sociais, lideranças comunitárias, estudantes, pesquisadores, cientistas e agricultores para apresentar o acompanhamento de casos de ameaças aos Defensores de Direitos Humanos na região. Em dezembro, o PPPDH-CE reuniu o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e com representante do Ministério Público Estadual para discutir o andamento do processo que tramita no município sobre o assassinato do ambientalista José Maria, em 21 de abril de 2010, em Limoeiro do Norte.

 

Nesta terça, dia 15 de janeiro, a equipe do PPDDH acompanha mais uma audiência do caso do jornalista Daniel Fonseca, que responde uma queixa-crime que tramita no 9º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza. Durante a audiência, representações de movimentos sociais e organizações de Direitos Humanos realizam ato em apoio ao jornalista.