Artesanato produzido no Instituto Penal Feminino vai à Feira

25 de janeiro de 2013 - 03:00

O projeto Fabricando Oportunidades, que incentiva a produção artesanal nos presídios cearenses, integra a Feira Internacional de Artesanato – MundiaArt, no Centro de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Entre os dias 25 de janeiro a 10 de fevereiro, três pessoas da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), da Sejus, demonstram cerca de 200 peças produzidas na Oficina de Artesanato do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz. 
 
 
Com objetivo de valorizar a cultura e incentivar a mão de obra carcerária, o projeto Fabricando Oportunidades trabalha na confecção das mais variadas peças artesanais (panos de prato, toalhas bordadas, tapetes, crochê etc.), onde cerca de 50 internas do IPF peças em escala comercial e são remuneradas pelo seu trabalho.  As mulheres privadas de liberdade encontram na produção de artesanato uma oportunidade de reintegração social e remição da pena, pois a cada 3 dias trabalhados é 1 dia a menos de pena a cumprir. As detentas produzem os mais variados artigos, com diversas técnicas de artesanato, como macramê, crochê, vagonite, patchwork e fuxico. 
 
 
A MundiArt contará com 102 expositores de 26 países e mais de 10 mil peças à venda nos estandes. É coordenada pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do ceará é uma das convidadas a integrar a ação.
 
Mundial Art – Feira internacional de Artesanato
Local: Centro de Negócios do SEBRAE (Av. Monsenhor Tabosa, 777 Meireles)
Data: 03 a 12 de fevereiro 
Horário: 14 horas as 22 horas
Entrada: R$ 5,00