Corregedor-geral conhece sistemas de controle penitenciário da Sejus
14 de fevereiro de 2013 - 03:00
O corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto, esteve reunido, nesta quinta-feira (14/02), com a secretária da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo. O encontro contou ainda com a presença do juiz Luiz Bessa Neto, titular da 1ª Vara de Execução Penal.
O objetivo da reunião foi apresentar ao corregedor os sistemas utilizados pela Sejus para cadastro e controle penitenciário. As informações sobre entrada e saída de detentos são disponibilizadas no Sistema de Informação Penitenciário (Sispen). A ferramenta inclui dados pessoais, tipo de regime, resumo jurídico, álbum fotográfico, entre outros. A ferramenta de informação é referência no País. O desembargador Sales Neto também conheceu o Sistema de Acompanhamento Jurídico (Siaj), parceria da Sejus coma Defensoria Pública do Estado, e o Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen), do Ministério da Justiça.
Na ocasião, a secretária da Sejus, Mariana Lobo, apresentou o Integra, projeto que pretende reunir em uma única plataforma, as informações do Judiciário, SSPDS e Sejus, no intuito de facilitar o trabalho das esferas de poder com o trato da sua missão pública. O projeto fora bem recebido pelo TJ-CE.
Na avaliação do magistrado, a estrutura informatizada da Sejus facilitará os trabalhos de inspeções e correições, além de ajudar a conhecer a realidade da população carcerária do Ceará, por unidade, e facilitar a identificação do detento.
Ao final, a secretária de Justiça firmou o compromisso de manter as portas abertas da Sejus para a Corregedoria, e de envio semanal das informações do efetivo de presos por unidade penal, sexo e tipo de regime.
Presentes também ao encontro os juízes corregedores auxiliares Neuter Marques Dantas Neto e Marcelo Roseno de Oliveira, além da defensora pública Patrícia Sá Leitão e de servidores da Secretaria de Justiça.
Com informações do TJ-CE