Internos da CPPL II e assistidos do Pólo de Inclusão são beneficiados com mutirões de saúde
12 de março de 2013 - 19:21
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), por meio do Núcleo de Saúde, realiza entre os dias 11 e 13 de março, de 8h ao meio dia, um mutirão de saúde na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga. O mutirão tem o objetivo de intensificar as ações de saúde nas unidades prisionais do sistema penitenciário cearense, garantindo ao preso o direito à saúde. A unidade acolhe hoje 1.186 internos, que serão beneficiados com atendimentos médicos, odontológicos e ambulatorial.
Para realizar as atividades, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos executa o trabalho clínico realizando consultas clínicas médicas e odontológicas, testes de HIV, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); vacinação, camisinhas, aplicação de flúor; encaminhamentos para atenção secundaria(especialidades); dinâmicas e palestras em educação física; consultas e orientações nutricionais; busca de casos de DST-AIDS, moldagens de prótese dentária. Os profissionais da área também ministram palestras para os detentos com distribuição de material educativo, sempre com o foco na prevenção e nos cuidados com a saúde.
O Núcleo de Saúde, ao longo do ano, realizará mutirão em outras unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
Pólo – Vinte e um assistidos pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), que trabalham no Pólo de Inclusão Social, localizado em Aquiraz-CE, também receberam assistência de saúde em março. Os assistidos receberam a ação os profissionais de saúde do Hospital Otávio Lobo, que faz parte da rede penitenciária da Sejus, e o sargento do Corpo de Bombeiros Geraldo Bezerra, que ministrou palestra sobre a prevenção de doenças e cuidados com a saúde.
Os profissionais de saúde prestaram serviço de vacinação, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e distribuição de camisinhas. Também foram realizadas dinâmicas e palestras com foco na prevenção de doenças e cuidados com a saúde.
De acordo com o supervisor do pólo, Cadmus Lemos, o mutirão veio intensificar as ações do Pólo de Inclusão, garantindo ao assistido o direito à saúde.