Titular da Sejus participa de audiência pública sobre pessoas em situação de rua

11 de abril de 2013 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, participi na quinta-feira, 11 de abril, de Audiência Pública para tratar da problemática da violência que a população em situação de rua. A açõe foi promovida pela a Defensoria Pública Geral do Estado, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, NDHAC, na sede da DPGE. 
 
Na ocasião, ela destacou que tem sido uma política adotada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a abertura de dialogo com o movimento das pessoas em situação de rua, e que o Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos do gabinete do governador está traçando uma política específica para a questão, onde uma das medidas será a contratação de equipes multidisciplinares para dar assistência aos moradores de rua. Esses profissionais atuariam em um centro de referência a ser instalado em 2013.
  
Segundo levantamento realizado no ano passado pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua, existem em Fortaleza cerca de 5 mil pessoas em situação de rua, numa realidade complexa e multidimensional. São adultos, crianças, idosos, pessoas com deficiência, que sequer estão presentes no censo do IBGE, que utiliza o domicilio como critério, e vivem em uma situação de extrema vulnerabilidade. Para a defensora pública  e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Amélia Rocha, lembrou que, desde o ano passado, essa unidade vem atuando, após o recebimento de denúncias, para identificar a real situação desse segmento e procurar providência.
  
A audiência de ontem contou com a apresentação de pequeno show musical e de humor por parte do grupo “Qualquer Coisa”, integrado por pessoas em situação de rua e tocou Asa Branca e outras músicas regionais, encantando os participantes.