Nilce Cunha participará de grupo de trabalho do 2°Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

15 de abril de 2013 - 18:16

A integrante do Comitê Estadual Interinstitucional Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CEIETP), Nilce Cunha, foi indicada para representar a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) em grupo de trabalho que irá monitorar e avaliar o 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Nilce Cunha é procuradora da República e vai monitorar a execução de 115 metas para combater a prática criminosa no Brasil
Entre as metas previstas no plano até 2016 estão a capacitação de profissionais de várias áreas afins, a criação de mais dez postos de atendimento em cidades de fronteira, a aprovação de projetos de lei que impliquem na perda dos bens dos envolvidos com o tráfico de pessoas e a internacionalização dos serviços de atendimento Disque 100 e Disque 180, centrais de denúncia que funcionam 24 horas por dia. 
O programa foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. À época, o Governo Federal apresentou relatório informando que as dificuldades para reunir provas dificultam a punição desse tipo de crime no País. O plano também prevê a promoção e participação do Brasil em campanhas nacionais e internacionais de combate ao tráfico de pessoas. 
Dados – O primeiro relatório sobre esse tipo de crime divulgado pelo Ministério da Justiça revela que, entre 2005 e 2011, 475 pessoas foram vítimas de tráfico no Brasil, sendo 337 brasileiras vítimas de exploração sexual; 135 vítimas de trabalho escravo e três vítimas cuja exploração é ignorada.