NETP realiza curso para qualificar servidores municipais no atendimento as vítimas do tráfico de pessoas

25 de abril de 2013 - 03:00

A equipe multiciplinar do Núcleo de Enfrenamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará realizou durante os dias 23 e 24 de abril, No auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), uma capacitação com o tema “Tráfico de Mulheres” para 26 profissionais da Casa Abrigo Margarida Alves, do Centro de Referência Francisca Clotilde e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, equipamentos da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do NETP no enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado do Ceará. 
 
 
O Núcleo trabalha em três eixos: prevenção, repressão e assistência, possibilitando, assim, um atendimento mais adequado às vitimas e aos seus familiares. 
De acordo com a coordenação do Núcleo, o fortalecimento da articulação com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do município é relevante para o empoderamento da rede e a eficácia das ações de prevenção, atenção à vítima e repressão.
 
Na capacitação foi abordado o histórico do tráfico de pessoas e seu contexto mundial e nacional, causas, conceitos, legislação pertinente, principais características do tráfico de pessoas, possíveis danos sofridos pelas vítimas e o tráfico de pessoas no Estado do Ceará. O trabalho realizado pelo Posto Avançado de Atendimento ao Migrante, que funciona no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, também foi apresentado aos participantes da capacitação. 
 
 
Saiba mais – O Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus foi criado, em 2007, como Escritório de Combate ao Tráfico de Seres humanos e, em 2010, seguindo orientação da Secretaria Nacional de Justiça, passou a utilizar a nomenclatura atual. O Núcleo se propõe a ser também uma fonte de informação, promoção e formação em direitos humanos.
 
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) está disponibilizando, para consulta pública, as minutas do Plano e da Política Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com o objetivo de receber sugestões da sociedade para a consolidação dos dois documentos. Entidades, órgãos públicos e todos os cidadãos que desejam dar sua colaboração na luta contra o tráfico de pessoas podem mandar suas sugestões para a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus (NETP), Lívia Xerez, através do email liviaxerez.netp@hotmail.com