Coordenador do PACAD faz palestra sobre o programa em Brasília
7 de maio de 2013 - 03:00
O Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) foi apresentado pelo coordenador do pacad, Elton Gurgel, no Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade. O evento, que aconteceu entre os dias 3 a 5 de maio de 2013, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), teve como objetivo discutir como as drogas são capazes de impactar e influenciar na segurança pública do Brasil e propor sugestões sobre o quê fazer para se combater esse problema.
Os servidores Elton Gurgel e Lia Baquit, psicólogos da Sejus, foram os representantes do sistema prisional cearense no Congresso. Na apresentação do painel sobre o Pacad, Elton explicou os objetivos, a metodologia e os resultados do programa. De acordo com os dados apresentados, em dez meses de efetivação do Pacad, foram realizadas 40 oficinas beneficiando 320 internos, 31 grupos com 443 participações e 347 atendimentos individuais. Foram contemplados ainda, 556 familiares de internos, além de outras 15 atividades promovidas com parceiros, envolvendo 601 participantes, entre eles profissionais e assistidos.
A programação – O Congresso Internacional sobre Drogas é uma iniciativa idealizada para fomentar o intercâmbio entre autoridades governamentais, ex-chefes de Estado, especialistas internacionais de diversas áreas do conhecimento e representantes da sociedade. O evento é uma iniciativa conjunta da Universidade de Brasília (UnB), Conselho Federal de Psicologia, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Psicoativos e da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos.