Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realiza programação em escolas
8 de maio de 2013 - 18:29
O Núcleo de Combate e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos (NETP), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), realiza durante a semana de 06 a 10 de maio de 2013 uma série de ações preventivas e de combate ao tráfico de seres humanos, direcionadas para adolescentes, no Centro Social Urbano de Bela Vista.
Palestras e apresentação de vídeos, com debates sobre os assuntos abordados, aconteceram durante as manhãs e tardes dos dias 06 e 07. Na quarta-feira ocorre uma explanação para alunos do 9º ano, com a participação de pais, professores e coordenadores e no dia 09, quinta-feira, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social está programada uma tarde com oficina para 45 jovens estudantes das escolas públicas selecionados para o Programa Primeiros Passos.
Na sexta, a agenda segue com uma visita à ONG Barraca da Amizade, a convite das Irmãs Áurea Marques e Bernadete Vieira, para futuras parcerias. A entidade, assim como o CSU, desenvolve atividades direcionadas para crianças e adolescentes em situação vulnerável e de risco. Localizada na Avenida presidente Costa e Silva, 2145, no bairro do Mondubim a ONG atende jovens sob uma visão holística, observando os contextos da comunidade e da família onde estão inseridos, principalmente, aqueles que habitam as ruas ou sofreram algum tipo de exploração sexual.
Campanha Coração Azul – A secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, será representada pela coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Lívia Xerez, em Brasília, no dia 09 de maio, às 10h30, no Salão Negro do Palácio da Justiça, na solenidade de apresentação da Campanha Internacional Coração Azul, e da adesão do Brasil. O lançamento pelo Ministério da Justiça tem como parceiros o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC e a rede Globo de Televisão. O evento contará com as presenças do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Diretor Executivo do UNODC, Yuri Fedotov.
De acordo com a coordenadora substituta de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Lucicleia Souza e Silva Rollemberg, “a adesão do Brasil à campanha da ONU representa uma aliança ao esforço global de enfrentamento ao tráfico de pessoas e o compromisso na implementação de ações de mobilização e sensibilização da sociedade brasileira como previsto no II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, aprovado no início deste ano de 2013”.
O art. 4º da Política Nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas prevê apoio à realização de campanhas socioeducativas e de conscientização nos âmbitos internacional, nacional, regional e local segundo as metas previstas no II Plano Nacional. E finaliza: “assim sendo, o governo brasileiro decidiu aderir à campanha Coração Azul, que tem por objetivos: informar sobre o tráfico de pessoas; construir mecanismos de alerta aos cidadãos; reduzir a vulnerabilidade das potenciais vítimas; demonstrar os esforços coordenados dos Estados Partes do Protocolo de Palermo contra o tráfico de pessoas e fortalecer a confiança da população para denunciar e colaborar com as autoridades”.
Informações: Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) / Secretaria da Justiça e Cidadania
Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles fone: 3101.2708, Fortaleza – Ceará.
Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas/ Ministério da Justiça
Esplanada dos Ministérios Bloco T, Anexo II, sala 429, Brasília – fone: (61) 2025.9333.