IPPOO II recebe ação da campanha nacional dos defensores públicos

20 de maio de 2013 - 14:20

Amanhã, as atividades comemorativas a Semana do Defensor Público prosseguem no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, com palestras sobre educação em direitos destinadas aos detentos e seus familiares. Este ano, a campanha da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) tem como tema “Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar”, com objetivo de divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), com intuito de promover a divulgação da temática de ressocialização, vai até o público alvo, os detentos e familiares, para a palestra “educação em direitos: um novo caminho para a Defensoria Públcia”, às 9h, no auditório do IPPOO II. 
 
 
No momento, haverá a distribuição de cartilhas com informações sobre como funciona o sistema progressivo de cumprimento de penas (regimes fechado, aberto e semiaberto) e como é a atuação do defensor público na área de execução penal. Há ainda depoimentos de egressos contando que conseguiram mudar de vida e como o apoio de outras pessoas neste processo é fundamental. A cartilha traz ainda informações acerca da legislação trabalhista e as maneiras de ajudar um egresso a se colocar no mercado de trabalho. 
 
 
Na última sexta-feira (17 de maio), os defensores cearenses lançaram a campanha nacional na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga. Um mutirão do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vitimas de Violência  prestou assitência jurídica gratuita a 948 presos provisórios daquela unidade, dos 1.200 internos daquela unidade. O Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública (NUDEP) também integra a campanha realizando mutirão de atendimentos, como o que aconteceu hoje, segunda, com atendimento jurídico, orientação psicológica, assistência social, corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho e de identidade e oficina com profissionais do SESC, na sede desta unidade.
  
 
Serviço:
Palestra “Educação em Direitos: um novo caminho para a Defensoria Pública” voltada para os detentos e seus familiares, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Dia 21/05, às 9 horas.