Sejus participa de I Seminário Nacional pelo Trabalho nas Prisões

27 de maio de 2013 - 03:00

As boas práticas desenvolvidas pelo sistema penitenciário brasileiro nas áreas de trabalho, ensino e inclusão foram apresentadas e discutidas no I Seminário Nacional pelo Trabalho nas Prisões, realizado em Brasília, no período de 20 e 24 de maio. O evento, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), reuniu representantes de todos os Estados na discussão a respeito das ações de geração de trabalho e qualificação profissional de internos do sistema prisional no Brasil.
A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Keydna Carneiro, e o agente penitenciário Ricardo Soares, que é supervisor do Núcleo Educacional e Capacitação Profissionalizante, representaram a Secretaria da Justiça do Estado do Ceará, apresentando os programas desenvolvidos no Estado, como o Mãos que Constroem, Lapidar, Batalhão Ambiental, entre outros. “Participar de um evento como este nos permitiu analisar a questão no contexto federal, além de oportunizar a demonstração das boas práticas desenvolvidas em solo cearense, onde homens e mulheres que cometeram delitos passam a ser vistos para além das algemas”, informou a coordenadora.
O Seminário também contou com oficinas sobre a implantação do Programa de Capacitação Permanente (Procap), que irá beneficiar às Penitenciárias Industriais Regionais com os cursos de Artífice da Construção Civil (Cariri) e Panificação e Confeitaria (Sobral). Outro programa a ser implantado será o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, que no Ceará ofertará 1.784 vagas em cursos profissionalizantes a serem ministrados e certificados pelo Sistema “S” (Senai, Senac, Senar e Senat) e Universidades.