Oficina de Comunicação: 60 vagas para agentes penitenciários
28 de maio de 2013 - 19:18
Serão três turmas de 20 vagas, e cada uma delas acontece nos dias subsequentes: 03, 10 e 17 de junho de 2013, de 14h às 17h, na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR), na sede da Sejus. Na oportunidade, também será usado o estúdio da Rádio Livre para aprimoramento das lições. Os alunos receberão certificado, que poderá servir para ateste de promoção posterior. Serão priorizados, mas não em caráter excludente, os agentes lotados nas unidades Casa de Privação Provisória de Liberdade I, II e III e IV, Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia, Instituto Penal Feminino Des. Auri Moura Costa e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Estas unidades, que já contam com a Rádio Livre, onde serão veiculados os conteúdos produzidos no curso.
Cada curso tem duração de 3h/a e apresenta um panorama sobre a comunicação hoje, com ênfase na importância dela na rotina de trabalho, na função dos agentes penitenciários como potenciais ressocializadores e de pacificação, no convívio com os colegas e no comportamento no mundo tão afetado pela Comunicação 2.0 (conceito que define a ampliação da abrangência da comunicação no dialogo com os públicos). Os alunos terão a oportunidade de gravar como locutores um programa de rádio, específico e voltado para a categoria de agentes penitenciários, com elaboração das pautas e preferências musicais.
A oficina de comunicação é parte do projeto “Rádio Livre” que consiste em uma radiadora, onde sua programação é transmitida como veículo de comunicação autorizado, controlado e mantido pela Sejus dentro de seis unidades prisionais e também, aposta na reintegração social dos internos por meio da informação, educação em direitos e na promoção do entretenimento. Para a funcionalidade do projeto, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará conta também com o apoio dos servidores, profissionais de saúde, educação e direitos humanos, além dos diretores das unidades e os agentes penitenciários – categoria essencial no processo de transmissão de conteúdo.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Em breve abriremos novas turmas.