NETP participa de audiência pública sobre o tráfico de pessoas
5 de junho de 2013 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, esteve presente numa audiência pública para debater sobre a problemática do tráfico de pessoas. A audiência foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça-feira, dia 04 de junho, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Superintendência da Polícia Federal no Estado do Ceará, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Laboratório de Estudo da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), de conselhos tutelares de Fortaleza e de outros órgãos engajados na prevenção, no combate e no enfrentamento ao tráfico de pessoas também estiveram presentes na audiência.
Representando o NETP, a psicóloga Ingrid Borges, que ministrou palestra durante a audiência, relatou que o Núcleo vem realizando diversas atividades relacionadas a essa problemática, como oficinas em escolas, utilizando uma linguagem voltada para adolescentes, e ações direcionadas a profissionais do sexo. “Em Fortaleza, muitos casos de tráfico estão relacionados à exploração sexual proveniente de turismo estrangeiro, e nós realizamos inúmeras atividades de prevenção e encaminhamento de denúncias. Pedimos que a população denuncie, pois a nossa parte, que é o eixo preventivo, está sendo feita”, concluiu.
De 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias desse tipo de crime no Brasil. Em 2012, o Ceará foi o vice-líder nacional em denúncias, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Das 40 ligações recebidas pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, no ano passado, cinco foram originárias do Ceará, representando 12,5% das queixas. O Ligue 180, funciona como um auxílio às vítimas do tráfico de seres humanos. Além desse serviço, é possível fazer denúncias e procurar ajuda no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus pelos telefones 3454-2199 ou 3101-2708 e também pelo e-mail netp.sejus@sejus.ce.gov.br.