Sejus, SSPDS e Defensoria Pública promovem encontro sobre Direitos Humanos
13 de junho de 2013 - 03:00
“Direitos Humanos no contexto do tratamento penal” é o tema que será apresentado nesta sexta-feira, 14 de junho, na quarta edição do “Ciclo de Debates – O Sistema Penitenciário em Questão”, iniciado em março. Integrante do Programa de Capacitação e Qualificação dos servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), as palestras contam com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, e desde a sua primeira edição tem como parceiros a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), possibilitando um evento de calendário, aberto à sociedade. O debate será gratuito e aberto ao público no Auditório da Sejus, a partir das 8 horas.
A coordenadora geral de Combate à Tortura da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Karolina Castro, palestrante convidada, irá abordar os direitos humanos e promover uma análise sobre as situações que se apresentam dentro do sistema prisional e suas nuances no âmbito da sociedade. A presidente da mesa debatedora será a assessora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da DPGE, Amélia Rocha.
Segundo o orientador pedagógico da EGPR, Antonio Rodrigues de Souza, “com a realização do Ciclo de debates pretendemos convocar os segmentos sociais envolvidos, direta ou indiretamente, na questão penitenciária para exercitarmos a tarefa de pensar filosófica, sociologicamente e politicamente o sistema penitenciário”. Diz ainda que o Ciclo está fundamentado em cinco grandes eixos: gestão administrativa; reintegração social; segurança; direitos humanos e rede social.
Explica que “a reflexão intelectual desses contextos é uma forma de reorientar as práticas empíricas basicamente voltadas para o cumprimento de tarefas de manutenção do funcionamento mínimo do sistema prisional, a gestão das rotinas burocráticas, a regularidade das rotinas cotidianas, a atenção às emergências e a gestão de prejuízos – o que secularmente tem caracterizado a experiência empírica da execução penal”. As inscrições serão feitas na hora do credenciamento, pela manhã.
Serviço:
Ciclo de Debates – O Sistema Penitenciário em Questão – Tema: “Direitos Humanos no contexto do tratamento penal”
Data e hora: 14 de junho, a partir das 8h
Local: Auditório da Sejus
Rua: Tenente Benévolo, 1055, localizada entre as Ruas Ildefonso Albano e Antônio Augusto
Fone: (85) 3101 – 2840