PACAD inicia novo grupo de enfrentamento a drogadicção no IPF
4 de julho de 2013 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará iniciou uma nova turma com 20 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, nos trabalhos de prevenção e enfrentamento à drogadicção.
A experiência faz parte do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (PACAD), lançado em 2012 e que vem dando suporte às equipes de saúde dentre das unidades penitenciárias, bem como articular parcerias com a rede de CAPS AD e demais instituições de assistência aos dependentes químicos para o atendimento e assistência aos presos e aos seus familiares.
Em recente amostragem do Núcleo de Saúde (Nusau) que atua no sistema penitenciário, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará teve acesso a dados alarmantes, onde apontam que 60% dos presos cearenses declararam ter sido usuário (pelo menos uma vez) de algum tipo de droga ilícita. A identificação desse grupo com maior vulnerabilidade ao uso de drogas permitiu a criação de uma intervenção específica que viesse somar esforços com as equipes que já atuam na sociedade, em trabalho de enfrentamento ao uso de drogas no sistema. Os presos cearenses recebem uma cartilha do Pacad para cuidados e com teste de verificação do grau de dependência química para auxiliar o tratamento.
Um primeiro grupo reflexivo já foi realizado no IPF pela equipe técnica da unidade em parceria com o PACAD. “As internas apresentam a motivação para superar os problemas do uso abusivo de drogas. Os grupos reflexivos acontecem semanalmente e vem proporcionando momentos dinâmicos com vivências que desenvolvem a autoestima, motivação, qualidade de vida e a mudança de comportamento que contribui para a reinserção social de cada uma das participantes envolvidas”, explicam a psicologa da equipe do Pacad, Lia Baquit e a assistente social Fernanda Bernardes, que assessoram o programa.