Reunião entre Sejus e OAB discute atuação dos advogados criminalistas junto às unidades prisionais

4 de julho de 2013 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Augusto Câmara, tiveram na tarde desta quinta-feira (04 de julho) uma audiência com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará, formada por seu presidente, Valdetário Monteiro, e diretor Ricardo Bacelar, bem como pelo advogado criminalista Paulo Quezado e pelo coordenador do Centro de Apoio e Defesa ao Advogado, José Navarro. Na pauta, o estabelecimento de uma parceria para facilitar as rotinas de trabalho envolvendo os dois órgãos no que tange a atuação dos advogados criminalistas que atendem presos em unidades penitenciárias do Ceará.

 

Durante a audiência, foi levantado a situação dos parlatórios e a agilidade na retirada do preso para este atendimento. Diante da realidade apresentada, a secretária Mariana Lobo e os membros da OAB decidiram formar uma comissão de trabalho para ir a cada uma das unidades prisionais da RMF e fazer um levantamento das condições de atendimento para juntos, proporem a melhoria em suas instalações.


Na ocasião, a secretária também deu o informe aos advogados sobre a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC), que está funcionando, de caráter piloto em duas Varas Criminais do Fórum Clovis Beviláqua. A CIACC é o órgão que centralizará todas as as informações acerca de alvarás, mandados de prisão e localização do réu encarcerado, permitindo uma análise rápida e segura sobre a vida de cada preso e o cumprimento mais ágil dos alvarás expedidos pela Justiça. A CIACC funcionará no Fórum Clóvis Beviláqua e proporcionará mais segurança e rapidez às informações, simplificando os processos e padronizando os procedimentos para todos envolvidos nas atividades da execução penal.