Sejus recebe visita de representante da Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão

5 de julho de 2013 - 03:00

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), recebeu nesta semana uma visita do superintendente de Articulação e Avaliação das Políticas Públicas, Pedro Gabriel Soares Souza, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania do Estado do Maranhão, que veio a Fortaleza conhecer o trabalho realizado pelo NETP no estado.
 A Coordenadora Estadual do NETP, Lívia Maria Xerez de Azevedo, elaborou um calendário de reuniões e visitas, que foi concluído nesta sexta-feira, 5 de julho, com uma ida ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para apresentar a atuação conjunta que o Núcleo realiza com a Infraero, Polícia e Receita Federais e companhias aéreas.
“Como precisávamos de uma capacitação e referência para a implantação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos no Maranhão, por termos participado de reunião e lançamento de uma campanha em Brasília, fizemos uma sondagem para avaliarmos qual seria o melhor ponto para um conhecimento que envolvesse visita técnica, capacitação e uma possibilidade de visita a um Núcleo. Recebemos, então, a informação sobre o Ceará, como uma dessas referências, fato apontado por vários outros Núcleos do Brasil”, explica Pedro Gabriel.
Pedro Gabriel destacou que a agenda contempla não apenas um trabalho “in loco”, mas reuniões sobre os projetos desenvolvidos pela Sejus e em parceria com outros órgãos. Um desses encontros aconteceu no Comitê  Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas, ocasião em que foram colocadas  as ações do Maranhão, executadas pela Secretaria dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, no que diz respeito ao trabalho escravo.  “ Tal momento proporcionou, no Comitê,  uma  análise e discussão, enfocando  também questões do tráfico, não só de mulheres, crianças e homossexuais, como também o aliciamento para o trabalho escravo”, falou.
O superintendente participou de um treinamento pautado em dois períodos distintos: um direcionado para assistentes sociais e outro para educadores sociais sobre as ações dirigidas ao público infanto juvenil, da rede de ensino fundamental e médio do Estado.  O encontro aconteceu no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), no bairro Presidente Kennedy, quando foram mostradas a problemática do tráfico e as políticas públicas federais e estaduais existentes para o combate de forma preventiva nas escolas e demais instituições.
Na oportunidade, o trabalho organizacional e vários processos que estão em andamento pelo NETP e  Sejus foram acompanhados pelo superintendente Pedro Gabriel, que ressaltou um dos programas, no caso a inclusão da temática  do “Primeiro Passo”, do estado do Ceará, “como um modelo que pode ser adaptado à nossa realidade, no Maranhão”. E finaliza: “essa experiência torna-se de suma importância para a efetivação de um excelente trabalho no Núcleo do Maranhão. Realmente, a gente pode perceber o responsável trabalho feito pelo NETP/Ceará, que contribui, significativamente, para o combate ao tráfico de pessoas, fato observado, principalmente, pelo comportamento de seus profissionais.”