Sejus realiza capacitação sobre tráfico de pessoas nos núcleos de mediação comunitária
15 de julho de 2013 - 03:00
Os técnicos do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) continuam o trabalho de capacitação para os mediadores que atuam nos Núcleo de Mediação Comunitária nos bairros de Fortaleza. Os trabalhos preventivos ao crime de tráfico de pessoas são executados em parceria com as polícias civis e militares, Ministério Público, Infraero, Procuradorias da Justiça Federal, Estadual, entre outras organizações públicas e não governamentais. Barra do Ceará, Pacatuba, Bom Jardim, Caucaia, Jurema e Antônio Bezerra serão visitadas pela equipe.
Nas capacitações é apresentada toda a rede de atendimento, bem como sobre as atividades do NETP e do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), localizado no Aeroporto Internacional Pinto Martins. “Nestas visitas vamos falar e decifrar a existência do crime, e que pode estar sim, em todas as comunidades, independente de classes sociais ou de outros parâmetros. Vamos incentivar o protagonismo da população no enfrentamento das questões do tráfico, não só de mulheres, crianças e homossexuais, como também o aliciamento para o trabalho escravo. O trabalho de educação em direitos é cotidiano”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus, Lívia Maria Xerez.
Educação e Prevenção – O trabalho do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é vinculado a Secretaria da Justiça e cidadania do Estado do ceará e articula e planeja ações de enfrentamento a este tipo de crime, visando a atuação integrada dos órgãos públicos e da sociedade civil. Em 2011, para dar suporte ao trabalho do NETP, a Secretaria da Justiça e Cidadania inaugurou o Posto Avançado de Atendimento ao Migrante no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza que amplia o atendimento para os brasileiros inadmitidos e deportados, vítimas ou não do tráfico de pessoas, nos desembarques e embarques domésticos e internacionais.
O Ceará possui um telefone para denúncias, que podem ser feitas anonimamente: (85) 3454-2199. Após recolhidas, todas as denúncias são encaminhadas às autoridades competentes e o NETP faz o acompanhamento dos casos na prevenção e repressão ao crime.
Agenda – NETP
19/07 – Núcleo de Mediação da Barra do Ceará
25/07 – Núcleo de Mediação de Pacatuba
31/07 – Núcleo de Mediação do Bom Jardim
05/08 – Núcleo de Mediação da Caucaia
08/08 – Núcleo de Mediação Jurema
13/08 – Núcleo de Mediação do Antônio Bezerra