Projeto Lapidar participa da Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Eventos
19 de julho de 2013 - 03:00
O Projeto Lapidar, desenvolvido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce), terá um estande na Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato, que será realizada no Centro de Eventos do Ceará, de 19 a 28 de julho, das 15 às 22h. O Projeto Lapidar envolve a exposição e comercialização de peças de semijóias produzidas por internos do Sistema Penitenciário cearense.
O estande é uma contrapartida social da Mundial Art como incentivo ao trabalho e ressocialização de presos. “É muito importante difundir as boas práticas do sistema penitenciário, no intuito de fortalecer a autoestima dos internos, mostrando as oportunidades de serem inseridos na sociedade”, pontuou a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo.
O projeto levará três mil peças entre brincos e anéis, colares e pulseiras, que serão colocadas à disposição a preço de revenda para os interessados em conhecer e, caso queiram, adquirir um produto feito em uma unidade do sistema penal cearense. “A participação em eventos e a necessidade de ampliar a produção tem impacto direto na formação e contratação de mais internos, além da capacitação continuada aos internos para que possamos trabalhar novos produtos e lançar novos modelos”, destacou o empresário Fernando Feldmann, proprietário da Feldmann Atelier, empresa responsável pelo projeto Lapidar.
O projeto Lapidar – Transformando Vidas através do Trabalho consiste em uma indústria de fabricação de semijóias e lapidação de pedras dentro unidades prisionais. Em parceria com a empresa, além da oficina no IPPOO II, que emprega 24 internos, uma nova oficina foi montada na Penitenciária de Pacatuba, empregando 12 presos. A fábrica é uma das primeiras no Norte e Nordeste na lapidação de pedras para o mercado.
O projeto oferta postos de trabalho, contribuindo para a capacitação profissionalizante do preso, a geração de trabalho e por conseqüência, diminui a ociosidade dentro da unidade prisional. Os internos que participam do Projeto tem direito a 3/4 de salário mínimo, além da remição de pena de um dia a cada três dias trabalhados. Por ser uma atividade manufatureira, ela também permitirá que a pessoa presa saia da unidade penal com a habilidade de artesão e seja capaz de montar seu próprio micronegócio fora da unidade.
A Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato reúne peças de países dos cinco continentes, entre móveis, peças de decoração, esculturas, pinturas, tecidos e artigos de moda. A feira conta com produtos que expressam a cultura e a arte de países como Marrocos, Palestina, Índia, Paquistão, Peru, Equador , Síria, Líbano, Itália, Espanha, África do Sul, Indonésia, Tailândia, Emirados Árabes, Bolívia, Ilha de Bali, Japão, China, Coréia e República Tcheca e Brasil.