Secretária apresenta programas de ressocialização na FIEC

25 de julho de 2013 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, esteve presente junto aos empresários e diretores na Reunião Ordinária da Diretoria Plena da FIEC, no Auditório Luiz Esteves Neto, na última segunda, dia 22 de julho, ladeada pelos diretores da instituição, na figura de seu presidente, Roberto Macedo, e dos membros da diretoria executiva Ricardo Cavalcante, José Carlos Gama, Fernando Cirino e Roberto Sérgio.
 
Na ocasião, a secretária apresentou a realidade do sistema carcerário no Brasil, em especial no Ceará, que possui o número de crescimento acima da média nacional (7,2%). “Fatores estes que deixam nosso sistema em uma situação alarmante, pois temos que pensar na repressão ao crime, mas não basta apenas construir vagas e isolar aquela pessoa. Em um país sem prisão perpétua ou pena de morte, é prioritário que o Estado e a sociedade pensem na inserção social destas pessoas”, afirmou.
 
Sobre os programas laborativos aos apenados, a secretária apresentou a realidade do sistema penitenciário, e um planejamento de ações e programas que vem sendo executados e empregando parte da população carcerária. Programas como Batalhão Ambiental, Lapidar, Mãos que Constroem, Fabricando Oportunidades e Oficina de Serigrafia estão na carta de projetos de inserção social da recém criada Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), em julho de 2012, e que já assegura vagas para diversas pessoas e novas oportunidades de vida, longe do crime.
 
A intenção da secretária com o encontro foi conclamar  a participação de empresas dentro do sistema penitenciário, demonstrando exemplos de empresas como a Famel, ISM, Feldman e das novas parcerias que começam a ganhar contorno e tornar produtivas as unidades penitenciárias do Ceará . “Minha intenção aqui não é eximir a parcela do Estado e sim uma convocação para os senhores venham  nos auxiliar nessa missão. Não nos falta motivação. Cada desafio que encontramos, descobrimos novos caminhos. Eu digo sempre: enquanto tiver uma só pessoa a ser resgatada, nós da Sejus estaremos abertos para ajudar, porque ganhamos batalha contra a criminalidade, um a um”, disse. 
 
A secretária foi sabatinada pelos empresários, com curiosidades sobre o sistema e estreitando relações com as empresas e possibilidades de novos negócios. “A reunião foi extremamente positiva. Vimos a secretária e o seu contagiante discurso. Este entusiasmo deve ser parabenizado e incentivado”, afirmou o presidente Roberto Macedo, que agradeceu a presença da Sejus e garantiu intensificar as ações de parceria entre as instituições.