Frente parlamentar visita Instituto Penal Feminino, em Aquiraz
5 de agosto de 2013 - 03:00
Uma comitiva de parlamentares e assessores da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher visitou nesta segunda-feira, 5 de agosto, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), com o objetivo de conhecer a situação das mulheres encarceradas que cumprem pena na unidade.
Antes de iniciar a visita, a comitiva se reuniu com a diretora da unidade, Analupe Araújo, e com a coordenadora do Sistema Penitenciário, Socorro Matias, que fizeram uma exposição sobre as ações realizadas e o perfil das internas daquela unidade. “Na unidade oportunizamos uma série de ações como oficina textil, produção de artesanato, cursos profissionalizantes, além do curso de graduação em filosofia e uma biblioteca com mais de 6.500 livros, essenciais para ocupar o dia a dia das internas e trabalhar a inclusão social da pessoa presa”, afirmou Analupe Araújo.
Em visita à Fabrica Famel, instalada no interior da unidade, a interna Liberacina Guimarães, de 58 anos, aproveitou o momento para pedir uma oportunidade ao sair do presídio. “Através do trabalho consegui reduzir muito o tempo que tinha que passar aqui, já paguei minha dívida com a justiça e com minha família, mas meu medo é não encontrar oportunidades, por isso peço ajuda para buscar uma nova vida”, falou.
A deputada Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente Parlamentar, explicou que o grupo pretende levar à Assembléia o relatório das inspeções realizadas pelo colegiado para que sejam buscadas propostas dentro do poder legislativo. “Percebemos que nesta unidade, as internas recebem a possibilidade de emprego e de capacitação, mas quando saem não têm mais tanta oportunidade. A Frente pretende buscar, conjuntamente com o Governo do Estado, trabalho que possa absorvê-las para que não tenham que voltar ao mundo do crime”, declarou.