Internas do IPF iniciam curso de customização de chinelos
5 de agosto de 2013 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), em parceria com outras instituições do Estado, está promovendo um amplo programa de capacitação profissional da pessoa privada de liberdade. Durante esta segunda-feira, mais um curso foi iniciado. Vinculado ao projeto Fabricando Oportunidades, da Coordenadoria de Inclusão Social da Secretaria da Justiça e Cidadania, uma capacitação em customização de chinelos, no Instituto Penal Feminino (IPF), em Aquiraz, movimenta 21 internas na produção artesanal, que vislumbra uma oportunidade de renda por meio do empreendedorismo.
O curso terá carga horária de 84 horas/aula e irá capacitar 21 assistidas tanto na questão da customização, quanto na área de cidadania e preparação para o mercado. “No início do curso estamos apresentando noções de trabalho de grupo, ética, empregabilidade e as exigências do mercado atual. Na segunda etapa trabalharemos a gestão de qualidade dos produtos e criatividade na produção”, esclareceu Vera Lúcia Oliveira, professora da capacitação. O curso é uma parceria com Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a ampla cartela de cursos oferece ainda turmas para áreas como artífice da construção civil, eletricista predial, bombeiro hidráulico, dentre outras áreas.
Durante aaula inaigural, o supervisor da CISPE, Ricardo Soares, apresentou a cartela de cursos e ainda motivou as internas a participar e persistir na capacitação. Uma elas, a interna Caroline Vieira, 19 anos, destacou que os cursos dentro da unidade serão determinantes para que ela inicie uma nova fase em sua vida. “Estamos aprendendo que o mercado está exigindo. E, além da educação, é importante aprender uma nova profissão para que quando sair possamos ser pessoas melhores do que quando entramos”, falou.