Bom Jardim recebe Balcão da Cidadania nos dias 23 e 24 de agosto

21 de agosto de 2013 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realiza nos dias 23 e 24 de agosto, a quarta edição do Balcão da Cidadania, projeto itinerante de educação em direitos humanos. Depois de visitar Limoeiro do Norte, Redenção e Itaitinga, o projeto percorrerá os principais bairros de Fortaleza, iniciando os trabalhos pelo Bom Jardim, ofertando aos moradores os atendimentos e serviços da Coordenadoria de Cidadania (Cocid) formada por núcleos, comitês e conselhos e órgãos parceiros.

A programação desta edição será ampliada para dois dias. Na sexta, dia 23 de agosto, as ações serão de mobilização e prevenção com oficinas, palestras, cine debate e atendimento realizados pela equipe multidisciplinar da Sejus em escolas e CRAS do Grande Bom Jardim. Serão prestadas orientações sobre o trabalho do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), Conselho de Defesados Direitos Humanos (CDDH) e Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen).

 

Já no sábado, dia 24 de agosto, as ações estarão concentradas no Centro Cultural Bom Jardim, na manhã do dia 24 de agosto, onde os cidadãos poderão emitir documentos no Caminhão do Cidadão e realizados atendimentos e orientações gratuitas em relação aos seguintes temas: violência urbana, tráfico de pessoas, direitos humanos, tortura, pessoa com deficiência e direitos da pessoa presa. Parceiros como a Associação dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC-CE), SINE/IDT, Sindiônibus, Coordenadoria de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, Hemoce, Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos, Corpo de Bombeiros, Procon, Conselho Tutelar e Cagece também ofertam seus serviços à população. A ação conta ainda com apoio do SAMU, AMC e Polícia Militar.

 

“A gente costuma dizer que é salutar que os serviços prestados pelo Estado saiam detrás do balcão e cheguem até a  ponta, até as pessoas. Por isso batizamos o projeto assim, o Balcão da Cidadania é um grande programa de educação em direitos onde os serviços e atendimentos chegam até o bairro. Pontuamos este pacto com a comunidade, apresentamos nossos serviços, damos oportunidade de troca e de diálogo com cada morador”, justifica a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.

Confira a programação completa do Balão da Cidadania:

DIA 24 DE AGOSTO

 De 8h às 12 horas

 Centro Cultural Bom Jardim

 Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim

 
8h – Abertura do Balcão da Cidadania

9h – Atividades com o Corpo de Bombeiros

9h30min – Exibição dos Vídeos “Violência que Rola” e “Bumerangue da Bondade” com o CRAVV

10h – Teatro de Fantoches da CAGECE

10h30min – Apresentação cultural com Grupo de Balé do CCBJ com o espetáculo “Três Peles”.

Serviços disponíveis à população

• Emissão gratuita de RG e CPF (Caminhão do Cidadão)

• Atendimento ao Consumidor com orientação jurídica, abertura de reclamação  e distribuição do Código de Defesa do Consumidor (Procon Itinerante)

• Orientações jurídicas gratuitos (Associação dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC-CE)
 
• Emissão de carteira de trabalho (SINE/IDT)

• Emissão de Passe Livre para idosos (Sindiônibus)

• Cadastro de Candidatos à Doação de Medula Óssea (Hemoce)

• Atendimento do Conselho Tutelar (Conselho Tutelar)

• Atendimento Móvel ao Consumidor sobre fornecimento de água (Cagece)

• Recebimento de denuncias de violação de direitos humanos:
 ANISTIA – Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou
 CDDH – Conselho de Defesa dos Direitos Humanos
 CEDH – Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos do gabinete do Governador
 CEDEF – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
 CEPCT – Comitê de Prevenção e Combate à Tortura
 COPEN – Conselho Penitenciário do Ceará
 CRAVV – Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência
 NAPP –  Nucleo dos Programas de Proteção a Pessoa (Provita, PPDDH, PPCAAM)
 NETP – Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
 Ouvidoria da Sejus