Companhia de Teatro Amigos da Luz apresenta peça Samara Sempre Sabe no IPPOO II

23 de agosto de 2013 - 03:00

 

A Companhia de Teatro Amigos da Luz, do Rio de Janeiro, fez hoje a apresentação da peça “Samara Sempre Sabe”, para um grupo de internos, professores, convidados e demais profissionais do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II, em Itaitinga. O evento faz parte da 11ª Mostra de Teatro Transcendental, que acontece em agosto, numa promoção da ONG Associação Estação da Luz e integra o calendário artístico cultural do Ceará, com objetivo de um ato de solidariedade, repassar alegria, ideias, sentimentos, inclusive para públicos diferenciados,como os do sistema prisional.

 

Durante 90 minutos a plateia atenta interagiu em algumas situações com risos, demonstrando carinho e entendimento para a história escrita por Fábio de Luca um dos atores inspirada no humor e suspense eletrizantes, que se fundem numa linguagem inspirada nos antigos clássicos da comédia pastelão para falar do mau uso da mediunidade.

O texto é desenvolvido em torno da senhora Eldora Montgomery, simples, mas de princípios, que é convencida por uma amiga a montar um “negócio de vidência” para atender consulentes endinheirados. Até uma certa altura, eles se dão bem e ganham muito dinheiro, mas acabam se metendo em perigosas enrascadas.

Em 2013, a Mostra Transcendental visita neste mês, dez municípios no Ceará, e faz uma homenagem à figura do papa João Paulo II, considerado um dos principais pacifistas da humanidade dos últimos anos com o tema “A juventude não é apenas um período de vida, mas uma qualidade da alma.”

Sobre o espetáculo no IPPOO II Fábio de Luca diz: “ para nós é uma festa, é maravilhoso, pois a proximidade do teatro e o uso do instrumento da voz, da comunicação de pertinho, traz a possibilidade de uma troca mais sentida. Numa oportunidade como esta, fazemos com que os internos sejam transportados para outro lugar, sem precisar passar pelas portas. A visão do palco dos atores e com a imaginação eles podem refletir aqui, uma sala de teatro improvisada, sobre a importância das escolhas que temos de fazer todos os dias. A fé de viver o presente e fazer as escolhas certas é o foco de uma vida melhor. ”

Com um desejo de falar, porém sem identificação, um interno pertencente ao grupo de trabalho do Projeto Lapidar, para confecção de semi joias, manifestou a alegria e felicidade de estar participando do momento e comenta: “ é muito interessante, é muito importante prá gente eles virem para cá, porque o teatro nos ensina a ter uma boa cultura, nos influencia a ter uma uma outra vida, aqui dentro e lá fora ser uma pessoa de bem. É importante esse pessoal vir mais vezes, para que outros possam ouvir esta mensagem, essas palavras de conforto. É importante compartilhar, saber que eles se alegram com a gente e a gente com eles.”

Ficha Técnica:

Grupo de Teatro: Amigos da Luz – Rio de janeiro

Texto: Fábio de Luca

Direção: Fábio de Luca

Elenco: Fábio de Luca, Alex Moczydlower, Dayse Crisart, Sidney Grillo, Jean Riso

Figurino: Taís Barreto

Iluminação: Fábio Oliviere

Operador de Áudio: Alexandre Souza

Censura Livre – apresentações em Fortaleza no Teatro Via Sul

Informações: www.teatrotranscendental.com

                  www.amigosdaluz.com