Sejus e STDS formam mais vinte bombeiros hidráulicos no Polo de Inclusão

29 de agosto de 2013 - 03:00

Começou no dia 19 de agosto de 2013 o curso de bombeiro hidráulico para os assistidos do Pólo de Inclusão.  O curso beneficia 20 vinte assistidos, egressos do sistema penitenciário que trabalham nos quadros da Secretaria da Justiça e Cidadania e que pretendem, com a oportunidade, tentar uma  nov a chance com a profissionalização. “Esta iniciativa vem resgatar a autoestima destas pessoas e preparar o homem ao seu retorno a sociedade”, aponta o agente penitenciário Cadmus Lemos, gerente de produção do Polo de Inclusão, que pertence a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). O curso segue até o dia 17 de setembro e é uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS).

 

 

 

No curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas. Assim, o assistido trabalha no período da manhã e a tarde assiste aula. Ao término do curso será entregue certificado de conclusão a todos os participantes que o permitirá a eles adentrar ao mercado de trabalho com mais facilidade e com uma nova profissão.

 

O Polo de Inclusão é um espaço de readaptação a liberdade, ofertado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, onde o preso, ao progredir de regime, poderá ter contato com a natureza, por meio das culturas agrícolas e de animais, ter aulas e atendimentos médicos e sociais, preparando-o para enfrentar as rotinas de trabalhos.

 

Outros cursos – Permanece em atividade o curso de customização de chinelos, no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa com a participação de 18 internas. O curso ganhou mais horas aulas. O projeto é uma parceria da SEJUS com a STDS. Além deste, começa na Cadeia Pública de Caucaia, conhecida como Cigana, o curso de pedreiro.