GAP participa de Curso de Formação da Polícia Militar do Ceará
4 de setembro de 2013 - 03:00
O Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), grupo tático da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce), ministrou na última sexta-feira, 30 de agosto, o módulo de Ação Policial Supervisionada a 1.143 formandos para o cargo de soldado no Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará.
O módulo foi ministrado pelo diretor-adjunto do GAP, Alexandre Leite, e subchefe da equipe B, Ediglê de Sousa, no Presídio Militar. Na ocasião o GAP apresentou sua atuação dentro do sistema penitenciário nas atividades de contenção de quadra, galerias, retirada de internos com reação de celas, patrulha no interior das unidades, utilização de granadas de efeito moral, escolta de dignatários e utilização de cão adestrado na formação tática.
Para Alexandre Leite, diretor-adjunto do GAP, a ação destaca o reconhecimento que a categoria de agentes penitenciários vem conquistando. “Temos sido convidados por diversos órgãos de Segurança Pública para ações desta natureza o que mostra a compreensão da real importância do trabalho desempenhado pela categoria dentro das unidades prisionais. além disso, denota que podemos ter ações conjuntas e operacionais com as demais categorias”, afirmou.
Os concludentes também realizaram uma visita ao Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), onde puderam conhecer o dia a dia de uma unidade penitenciária. Ao final foi realizado o encerramento do módulo na quadra polivalente da unidade.