Sejus incrementa programa de modernização administrativa
12 de setembro de 2013 - 03:00
Implementar a estrutura organizacional na sede e em todas as Unidades dos Sistema Penitenciário do Estado integra o modelo de direção aplicado pela atual gestão da Secretaria da Justiça e Cidadania. O foco é fazer com que as atividades decorrentes da execução da custódia do interno sejam desenvolvidas com otimização, confiança, em tempo hábil. No segmento da cidadania é permitir com que todas as entidades envolvidas no processo, sejam governamentais e não governamentais configurem-se alinhadas no mesmo pensamento de trabalho.
Sobre os investimentos na área, o secretário executivo da Sejus, Paulo Bentes informa: “na questão da logística para agilizar o deslocamento, quer seja dos técnicos ou dos internos foram compradas, com recursos do Tesouro do Estado, 02 Rangers reservadas aos serviços do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) da Sejus.” Explica que para o transporte dos detentos, a fim de levá-los aos locais de atendimento, fóruns ou unidades hospitalares, foi conveniado com o Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça, a entrega de 07 veículos-cela Peugeot, para a região metropolitana, onde estão inseridas 12 das 14 grandes unidades do Sistema.

Ainda com origens do Tesouro do Estado foram adquiridas 03 ambulâncias, sendo 02 destinadas para as Coordenadorias Regionais do Cariri, em Barbalha, a outra para Sobral, no norte do Estado e 01 para o reforço do complexo hospitalar da Sejus. As Coordenadorias serão também contempladas com 02 veículos-cela. “Em relação às duas unidades hospitalares, localizadas em Itaitinga ( Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo e Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes ) serão entregues 300 colchões e 500 jogos, contendo um lençol, um lençol luva e uma toalha, para oferecer uma melhor acomodação durante a internação, bem como minimizar os riscos de infecção”, complementa. Outros 9.300 colchões serão distribuídos às unidades, para os detentos e equipes de trabalho plantonistas, em todo o Estado.
30.000 kits de higiene
Paulo Bentes esclarece que a uniformização do vestuário proporciona uma permanência mais humanizada no ambiente e aumenta a autoestima da pessoa que está detida.“Trabalhando com esta visão realizaremos o repasse de 30.000 kits de higiene e de 8.000 kits de fardamento para os custodiados do sistema penal, composto por calça, blusa, sandália.” E lembra: “para promover ainda mais a harmonização do lugar estamos executando o projeto Cores da Liberdade, em parceria com a Hydracor.”

“Quatro unidades ( Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz; Penitenciária Francisco Hélio de Araújo, em Pacatuba, Casa de Privação Provisória de Liberdade CPPL I e Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II ambas em Itaitinga), já foram agraciadas com os internos passando por um treinamento, de onde sairão capacitados com as técnicas de pintura e aptos para tarefas na construção civil. É um excelente trabalho e transforma a atitude das pessoas em visualizar de maneira diferente e positiva o seu dia a dia”, acrescenta.
Ao finalizar o secretário executivo comenta: “ o aparelhamento da infraestrutura das nossas sedes no interior está sendo realizado com o envio de novos computadores, capazes de receber programas, que permitam as conexões urgentes e necessárias entre a Secretaria e órgãos afins, que promovem a segurança da sociedade. Paralelamente, os profissionais de vários segmentos de atuação, como os de segurança por meio dos agentes penitenciários, os da saúde, de engenharia, de direito, de planejamento, e demais setores estão sendo capacitados pela Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização, entidade vinculada à Sejus.”