Palestra no I Encontro Saúde Mental e Justiça destaca o perfil dos apenados

17 de setembro de 2013 - 03:00

Em palestra que abriu o I Encontro Saúde Mental e Justiça, na manhã desta terça-feira, dia 17 de setembro, o   coordenador do  Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogatictos (PACAD), Elton Gurgel, ffez uma analise do perfil dos apenados cearenses, levando em consideração diversos aspectos como o tipo de crime cometido, escolaridade, renda, religião, uso de medicações controladas, entre outros. A palestra teve o objetivo de socializar as informações do publico alvo para o I Encontro Saúde Mental e Justiça, que tem como objetivo a construção de metodologias e instrumentais para encaminhamentos destinados a atenção em saúde mental a presos e egressos do Sistema Prisional, bem como a usuários dos CAPS que venham a ser presos.

Promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, em parceria com a Célula de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o encontro segue até amanhã, quando será realizado um diagnostico para identificar quais os desafios da assistência continuada a saúde mental de presos e egressos.

Ainda durante a manhã, a coordenadora da Célula de Atenção à Saúde Mental, Natália Rios, destacou a importância do encontro falando da ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, garantindo o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade. As psicólogas Andreya Arruda e Socorro Serpa e Emanuela Batista também proferiam palestra sobre o trabalho desenvolvido e as oportunidades de unirem esforços com os demais setores envolvidos no Encontro.