Egressos do Sistema Penitenciário participam de galeria na Casa Cor Ceará

7 de outubro de 2013 - 03:00

A Casa Cor Ceará 2013 recebe nesta segunda e terça-feira, participantes do projeto de GrafitArt desenvolvido no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II. Eles participarão da exposição de painéis “Estar urbano”, onde dez artistas das áreas de pintura, grafitagem e fotografia retratarão o tema da mobilidade urbana. Os painéis ficarão expostos na fachada externa da 15ª edição do evento, que acontece de 16 de outubro a 26 de novembro de 2013, em Fortaleza, e reúne arquitetura, decoração, paisagismo e responsabilidade social. A Casa Cor Ceará realizou uma parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), para dar oportunidade de trabalho para egressos do sistema penitenciário cearense. Liderados pelo professor Davi Favela, artista dos muros e sprays e membro da Central Única de Favelas (Cufa), três egressos farão o trabalho. Esta é a primeira vez que egressos participam da edição do evento.
CORES – O egresso J. A. S. R., (nome preservado), de 48 anos, já está no trabalho da Casa Cor desde o início da parceria. Ele que ficou em regime fechado por 2 anos e 3 meses e progrediu de regime para o semiaberto, sendo monitorado com tornozeleira eletrônica para trabalhar. Conseguiu uma das vagas temporárias na Casa Cor 2013, seu primeiro trabalho como pintor imobiliário. Graças ao projeto Cores da Liberdade, que foi executado em junho na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, o apenado teve a chance de aprender o ofício de pintura e ganhou a oportunidade de realizar sua primeira experiência como profissional na Casa Cor 2013.
O projeto Cores da Liberdade é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e Hidracor, um dos patrocinadores da Casa Cor Ceará 2013, que visa profissionalizar 250 presos em 10 estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza como pintor imobiliário. Com o projeto, os apenados cearenses aprenderão um novo ofício.
CASA COR CEARA E EGRESSOS  – Com o tema “Um olhar para o Ceará”, a mostra lança o desafio de ser a primeira Casa Cor do País a apostar na reinserção social de egressos em regime semiaberto e aberto como motor na pacificação do Estado. Os egressos estão sendo alocados entre as mais diversas áreas da construção da nova edificação. A Casa Cor Ceará 2013 ganha a força e as mãos de trabalhadores como pintor, servente, pedreiro, além de incluir serviços que serão prestados após a inauguração, a exemplo de garçom, copeira e recepcionista. “Nos sentimos desafiados pelo compromisso assumido pelo Governo do Estado do Ceará com a recuperação destas pessoas. Para a Casa Cor Ceará 2013 este é mais um ato de inovação, superação e uma aposta na responsabilidade social do evento, uma das nossas marcas”, afirma Neuma Figueiredo, diretora geral da Casa Cor Ceará.
“Quando vemos parceiros deste porte, entendemos que a nossa forma de ver o sistema penitenciário está mudando. Precisamos dar chance aos apenados para que eles, com trabalho, possam reconstruir suas vidas e deixar a criminalidade. A Casa Cor Ceará é mais uma parceira da Sejus que entende a função social da pena de prisão não é apenas punir, mas dar oportunidade de reflexão e, principalmente, de mudança de atitude”, afirma a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.
O trabalho do preso é regido pela Lei de Execução Penal e tem objetivo de remir a pena devida à Justiça, sendo a cada três (03) dias trabalhados, ele terá um (01) dia a menos na pena a cumprir. O egresso trabalhador é remunerado com 3/4 de um salário mínimo, com vinculo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Eles são selecionados e acompanhados por meio de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogados, agentes penitenciários e psicólogos. São avaliados o perfil do egresso, o grau de sociabilidade, capacidade técnica, comportamento e vontade de reinserção social.
Serviço:
Casa Cor Ceará 2013
De 16 de outubro a 20 de novembro
Terça a Domingo e Feriados, das 16h às 22h. 
Av. Rui Barbosa n 869 (esquina com Rua Pereira Figueiras)
Fortaleza – Ceará