Secretária da Justiça e Cidadania do Ceará preside Fórum Nacional de Direito Penitenciário
8 de outubro de 2013 - 03:00
A Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, foi homenageada na noite desta segunda-feira, 7 de outubro, durante a abertura do XIX Fórum de Direito Penitenciário, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), que tem como tema “Mulheres Encarceradas”. A comenda foi uma homenagem por seu esforço e dedicação ao tratar a situação dos que estão privados de liberdade como prioridade, sempre buscando melhorias na qualidade de vida dos detentos e, no que diz respeito às mulheres, proporcionando oportunidades de estudo, trabalho, renda e inserção social.
O evento que se encerra nesta terça-feira (8) aborda assuntos como o cotidiano das mulheres presas no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), mulheres estrangeiras em prisão, entre outros. Participaram também da ocasião a defensora pública e coordenadora estadual de políticas públicas para as mulheres, Mônica Barroso e o ex-coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo.
Durante sua apresentação, Mariana Lobo ressaltou a questão do emprego, da renda e da ressocialização na vida das detentas do IPF, destacando o projeto Maria Marias, que oferece vagas em cursos para todas as internas da unidade. “O número de presas aumenta cada vez mais e nós estamos encontrando soluções para diminuir esse índice e fazer com que elas não voltem mais ao cárcere. O Auri é a primeira Unidade Penitenciária a receber um curso superior e temos até o Projovem prisional no período noturno. Oficinas de economia solidária também são ministradas para que elas possam exercer uma profissão com dignidade e tenham um novo começo”, destacou a defensora pública titular da Sejus durante o primeiro dia do evento.
O Fórum é realizado através de uma parceria da Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio do Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria Geral do Ceará (Cetrei) com a Unifor e conta com o apoio do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.
O XIX Fórum de Direito Penitenciário conta ainda com uma exposição de artesanatos produzidos pelas internas do IPF e das jóias do projeto Lapidar, feitas pelos internos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Penitenciária de Pacatuba).