Egresso do Sistema Penitenciário lança segundo livro sobre vida no cárcere

17 de outubro de 2013 - 03:00

O egresso do sistema penal cearense Cornelius Okwudili Ezeokeke lança nesta sexta, dia 18, o seu segundo livro, na sede da Secretaria e Cidadania do Ceará (Sejus). Entitulado “Paradoxos no Cárcere”, o livro fala sobre o sistema carcerário na visão do autor, destacando a importância da espiritualidade e da educação no processo de ressocialização dos apenados. O lançamento acontece durante a manhã, no auditório da Sejus, durante a programação do ciclo de debates.

Este é o segundo livro lançado por Cornelius. Em 2011, o autor lançou “Penas mais rígidas, justiça ou vingança”, primeiro número da Coleção Voz sem Veto/Justiça e Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania, onde conta sua história aos presentes. Cornélius é referência quando se fala em exemplo de superação, a partir dos cursos voltados aos privados de liberdade.

O autor – Cornélius Okwudili Ezeokeke nasceu na Nigéria – África, e está no Brasil desde 1997 (sendo a maior parte destes anos em privação de liberdade, por tráfico internacional de drogas). Concluiu ensino fundamental e médio no interior do próprio presídio, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentro do presídio, foi um dos 30 vencedores do Concurso Nacional de Redação “Escrevendo a Liberdade”, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com apoio da Alfabetização Solidária (Alfasol) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), concorrendo com 7.800 participantes. É bacharel em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza (Icre) – hoje unificado com a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) -, curso esse ministrado dentro da própria prisão. Em março de 2011, iniciou um curso de especialização em Segurança Pública, pela Universidade do Parlamento Cearense, em parceria com a Faculdade Ateneu.